Fábrica

    Especialistas em Pedra Natural com Visão Global

    Fundada em 2009, a Marlin Natural Stones dedica-se à exploração e transformação de pedra natural, com uma forte presença em Angola e foco na exportação. Com pedreiras próprias e uma unidade de produção moderna na província da Huíla, trabalha com granitos e mármores de elevada qualidade, recorrendo a tecnologia de ponta e mão de obra local qualificada. A Marlin oferece uma vasta gama de produtos em diversos formatos e acabamentos, assumindo um compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Integrada num grupo empresarial dinâmico e em expansão internacional, destaca-se pela excelência dos seus materiais e pela solidez das suas parcerias globais.

    Galeria

    Vídeos

    Telheiro de Cubos de Calçada

    Área coberta destinada à produção de cubos de calçada em diversas dimensões: 9/11; 4/6; 9/11-5; paralelepípedos para pavimento de estradas e outros materiais, rachados.

    A área de produção de cubos de calçada está dividida em 4 zonas:

    • Preparação
    • Guilhotina 250 ton
    • Preparação 20/20
    • Máquinas de partir pedra hidráulicas

    O telheiro tem um comprimento de 80 metros e uma largura de 10 metros albergando 16 máquinas de partir cubo de 50 ton. Na parte de baixo encontram-se os depósitos de pedra produto de cada uma das máquinas.

    Serragem

    A área de serragem compreende actualmente 2 pavilhões com 5000 m2 de área coberta e uma zona de preparação de blocos com 1000 m2.

    A Área de Preparação

    A área de preparação de blocos com 40 metros de largura por 25 metros de fundo é servida por duas pontes rolantes, uma de 25 ton e outra de 35 ton e possui um monofio para acerto dimensional dos blocos.

    A área de preparação ligará com um pórtico de 35 ton que está a ser preparado para instalação possibilitando assim que o carregamento dos blocos se possa fazer sem recurso à pá-carregadora.

    Máquinas Multifios Pellegrini

    No início de cada um dos pavilhões encontram-se duas máquinas multifios Pellegrini, uma com 34 fios e outra com 40 fios, servidas cada uma com dois carrinhos de carga. A linha dos carros serve as duas multifios. As máquinas multifios podem cortar chapa a 20 mm e 30 mm e a quaisquer múltiplos destas duas dimensões.

    A altura e o comprimento máximo admissível dos blocos é de 2200 mm e 3200 mm respectivamente.

    O Primeiro Pavilhão

    O primeiro pavilhão está ainda equipado com três máquinas de disco com 3500 mm, 1600 mm e 600 mm para corte e recorte e com uma máquina CNC para a produção de monumentos e grandes formatos serrados.

    A máquina CNC será montada durante o mês de Abril de 2018.

    Linha de Calibragem e Pré-polimento

    A Marlin dispõe de uma linha de calibragem e pré-polimento onde passa toda a chapa que produz. A Linha de Calibragem e Pré-polimento está equipada com uma calibradora Barsanti de 10 cabeças, destinando-se 6 a calibragem e 4 ao pré-polimento. Após passarem na linha de calibragem, as chapas podem prosseguir directamente para a linha de polimento ou seguem primeiro para a linha de resinagem, conforme a necessidade da obra em particular ou do cliente.

    Linha de Resinagem

    A linha de resinagem é composta por equipamento da Breton S.p.A., comprado pela Marlin em Novembro de 2017. O processo consiste em cobrir as placas em resina epoxy que vai preencher os poros naturais da pedra, resultando numa superfície lisa vitrificada.

    Todas as etapas do processo de resinagem encontram-se automatizados, desde o carregamento das chapas na máquina até à saída da linha de resinagem.

    A primeira etapa consiste no processo de secagem das placas, seguindo-se a aplicação da resina e do catalisador. No caso de peças que requeiram uma atenção especial, este processo pode ser feito manualmente. Segue-se a passagem à câmara de vácuo que serve para facilitar a penetração da resina na pedra, aumentando assim a sua resistência, e do processe de catalisação em que as placas são colocadas num segundo forno para acelerar e optimizar este processo. A capacidade deste forno é de 40 placas em simultâneo.

    Após secagem, as placas passam à linha de polimento.

    Acabamentos

    A empresa está dotada com uma linha de polimento e uma linha de flamejar e bujardar, e ainda duas máquinas de ponte para recorte. Esta fase recebe as pelas saídas das linhas de calibragem e pré-polimento e resinagem.

    Linha de Polimento

    A linha de polimento trata a chapa depois desta ter passado na linha de calibração e pré-polimento e linha de resinagem de chapa.

    A linha de polimento inclui uma polidora Breton Levibreton KG 2000 com 19 cabeças de polimento que permite à Marlin trabalhar com elevada capacidade de produção. As primeiras quatro cabeças destinam-se à remoção da resina, enquanto que as restantes ao polimento da chapa.

    Após o polimento, uma máquina de encerar aplica cera à chapa e outra máquina faz a aplicação de uma pelicula de polistireno de proteção à chapa durante o armazenamento e transporte.

    A capacidade de processamento actual é de dois minutos por placa, ou seja 1800 m2 de pedra por turno, sendo que a Cometti está preparada para processar, por dia, 240 placas com uma dimensão média de 7,5 m2.

    Acabamentos com Textura

    O equipamento da linha de flamejar e bujardar é de fabrico da Construal e tem uma capacidade de processamento de 20 m2 por hora a flamejar e de 12 m2 por hora a bujardar. A largura máxima da chapa é de 1600 mm.

    Máquinas de Recorte

    As máquinas de recorte foram fornecidas pela Construal. Tratam-se de máquinas com 5 eixos.

    Área Técnica

    A área técnica compreende o armazenamento de combustível, os geradores eléctricos, os compressores de ar comprimido e a central de tratamento de águas.