Granito

    Black Jade

    Descrição macroscópica

    Rocha melanocrata, com tonalidade cinzenta escura, contendo dispersos cristais negros de dimensão centimétrica. Apresenta textura granular, fanerítica, de grão fino a médio. Os minerais constituintes apresentam geralmente grãos com forma anédrica a subédrica e alguns com tendência prismática, sem lineações, fissuras, poros ou cavidades. A rocha não apresenta qualquer tipo de orientação, foliação, xistosidade ou deformação tectónica aparente.

     

    Descrição microscópica

    CARACTERÍSTICAS

    Trata-se de um rocha básica de origem ígnea intrusiva (plutónica), composta fundamentalmente por grãos não equidimensionais de piroxenas e plagióclases.

    TEXTURA

    A rocha apresenta uma textura holocristalina, fanerítica, não equigranular, de grão médio a grosseiro, com tendência hipidiomórfica.

    MINERAIS PRINCIPAIS

    Ortopiroxenas (40%), ocorrendo com hábito anédrico ou prismático. Clinopiroxenas (20%), ocorrendo com hábito anédrico a subédrico, apresentando, por vezes, auréolas de alteração. Plagioclase (35%) em cristais com hábito subédrico ou prismático subidiomórfico, verificando-se fenómenos de hidrólise, que promovem a sua alteração.

    MINERAIS MINORITÁRIOS E ACESSÓRIOS

    Olivina (3%) e opacos (< 1 %) disseminados pela massa da amostra.

    MINERAIS SECUNDÁRIOS

    Minerais de argila (3%) que ocorrem no núcleo das plagioclases alteradas e óxidos de ferro disseminados.

     

    Características Técnicas

    Fornecemos diferentes produtos em Granito African Black Cumbrian. Contacte-nos para mais informações.